Proposta Profbio
- Histórico
- Proposta Profbio
A conclusão do mestrado acontece com a defesa de um Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM), que inclui a redação do TCM e o desenvolvimento de um produto que pode ser uma sequência didática, um manual, um jogo didático, um roteiro, um livro, entre outros. Este produto precisa ser desenvolvido com vistas à resolução ou à mitigação de um problema detectado em sala de aula. Como o problema é detectado no ambiente profissional do mestrando, daí o caráter profissional de nosso mestrado.
Ao longo do seu TCM, o mestrando elabora estratégias e recursos de ensino com abordagem investigativa, desenvolvendo habilidades que mobilizem conhecimentos de biologia associadas às dinâmicas de ensino de tais conhecimentos nos contextos escolares, com foco no protagonismo discente. Veja aqui a lista de TCM da rede do PROFBIO.
As disciplinas obrigatórias abordam temáticas pertinentes ao ensino no ensino médio, mas têm um aprofundamento maior, aderente ao nível de mestrado do programa. A matriz curricular pode ser encontrada. No ensino por investigação, o aluno se torna o agente da construção por investigação de seu próprio conhecimento, elaborando e testando hipóteses e tecendo suas conclusões sobre problemas científicos.
Além do TCM e das disciplinas, o aluno de mestrado do PROFBIO precisa ser aprovado em qualificações nacionais, que garantem a qualidade e a isonomia de formação entre os diferentes polos da rede, e uma qualificação referente a seu TCM. O acoplamento do pensamento científico, construído nos centros de pesquisa, com sua prática docente norteia as atividades do PROFBIO. Assim, nossos mestrandos representam um elo fundamental entre o ensino superior e a educação básica, ou seja, uma ponte direta entre a universidade e a escola.