Defesas UFRJ
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Turma 2020
1.Defesa em janeiro de 2023. Angélica Zumpichiatti dos Santos. Elaboração de um game inteligente sobre organelas celulares. Orientadora: Narcisa Leal da Cunha e Silva.
2.Defesa em novembro de 2022. Ana Claudia de Andrade Almeida. Novas práticas investigativas no estudo da morfologia vegetal no ensino médio. Orientadora: Rosana Conrado Lopes.
3.Defesa em outubro de 2022. Erica Farias Larangeira. Abordagem do tema fermentação na educação de jovens e adultos: produção de uma sequência didática como estratégia de ensino investigativo. Orientadora: Andrea Thompson Da Poian.
4.Defesa em setembro de 2022. Carmen Godinho Ferrás. Investigando fisiologia humana com o cinema no ensino de biologia. Orientador: Thiago Ranniery Moreira de Oliveira.
5.Defesa em setembro de 2022. Helena Teixeira dos Santos de Andrade. Caderno de oficinas para a promoção da saúde sexual e reprodutiva na escola: uma reflexão sobre sexualidade e gravidez na adolescência em diálogo com professores de biologia. Orientadora: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima.
6.Defesa em setembro de 2022. Rosilane Marini Martins Costa. Estratégias pedagógicas para a investigação de problemas ambientais através de uma sequência didática. Orientadora: Cássia Mônica Sakuragui.
7.Defesa em agosto de 2022. Alessandre Silva. Sequência didática para estudo de ecologia a partir dos problemas ambientais de um bairro do Rio de Janeiro. Orientadora: Margarete Monteiro. Coorientadora: Vivian Flinte.
8.Defesa em agosto de 2022. Angélica Fernanda de Paula Barbeiro. Uma Sequência Didática Investigativa para a Educação Ambiental no Ensino Médio. Orientador: João Paulo Machado Torres.
9.Defesa em agosto de 2022. Amanda Macedo de Freitas. Olhar reflexivo sobre manguezais: uso da visita virtual propostas de atividades investigativas no ensino de ecologia. Orientadora: Gisela Mandali de Figueiredo.
10.Defesa em agosto de 2022. Amanda Oliveira Gonzaga de Figueiredo. Utilização de jogo RPG para compreensão da gestão de resíduos sólidos. Orientadora: Gisela Mandali de Figueiredo.
11.Defesa em agosto de 2022. Ana Carolina Silva Cunha. Fotossíntese em ação: produção de um livro eletrônico sobre fotossíntese com atividades por investigação, estratégias diversificadas e perspectiva CTSA. Orientador: Wagner Seixas da Silva.
12.Defesa em agosto de 2022. Carina dos Santos Silva. Sequência de ensino-aprendizagem sobre Mata Atlântica e sua diversidade biocultural: enlaces entre educação ambiental e ensino de biologia. Orientadora: Laísa Maria Freire dos Santos.
13.Defesa em agosto de 2022. Carla Silva de Assunção Pinto. “Coisa de pele”: produção audiovisual discente no ensino do tecido epitelial. Orientadora: Maria Margarida Pereira de Lima Gomes.
14.Defesa em agosto de 2022. Caroline Cortes Fortunato. Trabalhando fake news acerca de COVID-19 nas aulas de biologia com o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação – um aplicativo em formato de jogo educativo. Orientadora: Miriam Struchiner.
15.Defesa em agosto de 2022. Christiano Serra Cabreira. Tecnologias da Informação e comunicação e o ensino de ciências por investigação: uma proposta de abordagem de conteúdos de genética mediados por webquest. Orientadora: Carolina Moreira Voloch. Coorientadora: Aline Peixoto Vilaça Dias.
16.Defesa em agosto de 2022. Cristiane Nunes Cordeiro. Produção e uso de materiais didáticos de biologia para EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Orientadora: Marcia Serra Ferreira. Coorientadora: Juliana Marsico.
17.Defesa em agosto de 2022. Cristyani Mendes de Sousa. A relação entre uso de energéticos por adolescentes e o sistema cardiovascular: sequência didática com jogo educativo para o ensino médio. Orientador: Fabio de Almeida Mendes.
18.Defesa em agosto de 2022. Eduardo Porto. Simendel: um aplicativo de celular para simular as leis de Mendel. Orientadora: Carolina Moreira Voloch.
19.Defesa em agosto de 2022. Guido Domingos Bento. Promoção da importância da vacinação a partir das experiências vivenciadas na pandemia de COVID19. Orientadora: Glaecir Roseni Mundstock Dias.
20.Defesa em agosto de 2022. Janyedja Carvalho de Andrade. Vendo o invisível – roteiros para auxiliar a percepção dos microrganismos e sua importância no cotidiano dos estudantes. Orientadora: Ana Lúcia Giannini.
21.Defesa em agosto de 2022. Leandro dos Santos Macedo. Mitos e verdades sobre a toxoplasmose – um jogo didático no processo de ensino aprendizagem. Orientadora: Márcia Attias.
22.Defesa em agosto de 2022. Leonardo Luis Marques Assumpção. Jogo didático sobre características-chave do plano corporal dos animais para auxiliar o processo de ensino aprendizagem de alunos do 2o ano do ensino médio. Orientadora: Joana Zanol Pinheiro da Silva.
23.Defesa em agosto de 2022. Luciana Maria Messias Ramos Ribeiro. Raças humanas e sistemas de cotas: uma abordagem genética, produzindo um livro para o ensino médio. Orientação: Rodrigo Soares de Moura Neto.
24.Defesa em agosto de 2022. Luciana Maria Pinheiro Vieira. Evolução biológica no ensino médio: almanaque como recurso didático. Orientadora: Maria Margarida Pereira de Lima Gomes.
25.Defesa em agosto de 2022. Marcela Soares Machado Cardozo. Elaboração de sequência didática para a discussão sobre saúde e boas práticas de higiene. Orientador: Fabio de Almeida Mendes.
26.Defesa em agosto de 2022. Maria da Conceição Torres. Atividade investigativa no ensino de biologia: uma sequência didática para a promoção de saúde que estimule a identificação de problemas relacionados com a higiene pessoal e coletiva. Orientadora: Carolina Alvares da Cunha de Azeredo Braga.
27.Defesa em agosto de 2022. Nelson Dutra da Rosa. Sequência didática investigativa utilizando organismos geneticamente modificados para uma abordagem do ensino investigativo em genética no ensino médio. Orientadora: Kátia Carneiro de Paula.
28.Defesa em agosto de 2022. Patricia da Silva Batista. Uso do ensino investigativo na confecção de cartilha sobre os alimentos de consumo cotidiano. Orientação: Wagner Seixas da Silva.
29.Defesa em agosto de 2022. Priscila Figueiredo de Arroxellas. Quando o sistema imunológico é o inimigo: o uso de uma sequência didática investigativa no estudo de doenças autoimunes. Orientação: Jennifer Lowe.
30.Defesa em agosto de 2022. Rejane Bianchini Greco Alves. Transformações no currículo de biologia em meio a pandemia da COVID-19: ensinando sobre ciência, saúde e o futuro da humanidade. Orientadora: Marcia Serra Ferreira.
31.Defesa em agosto de 2022. Renata Santos de Meirelles Lagden Muratori. Hidroponia na escola – um projeto de sustentabilidade e ensino de botânica. Orientadora: Cássia Mônica Sakuragui.
32.Defesa em agosto de 2022. Sabrina Fonseca Paschoal. Saúde e meio ambiente: uma proposta de sequência didática para o ensino médio. Orientadora: Margarete de Macedo Monteiro.
33.Defesa em agosto de 2022. Samantha Cristin Lewis da Silva Bravo. Elaboração de uma sequência didática investigativa para a construção do manual de germinação para o apocalipse. Orientadora: Eliana Schwartz Tavares.
34.Defesa em agosto de 2022. Sheila Maria da Rocha Santos Coutinho. Elaboração de livro digital contendo sequência didática e uso do zebrafish como metodologia ativa, investigativa, no ensino da genética para discentes do ensino médio. Orientadora: Kátia Carneiro de Paula.
35.Defesa em agosto de 2022. Tatiana Vargas Loures. Guia pedagógico para o ensino de evolução com o uso de imagens. Orientadora: Claudia Augusta de Moraes Russo.
36.Defesa em agosto de 2022. Valéria Carneiro da Silva. Ensinando corpo humano em uma escola de unidade prisional: uma estratégia para o ensino de biologia desde uma perspectiva de gênero. Orientador: Thiago Ranniery Moreira de Oliveira.
37.Defesa em julho de 2022. Suelen Soares Sério. Corona game: um jogo didático sobre coronavírus como estratégia de ensino para prevenção de doenças infectocontagiosas. Orientadora: Susana Frases Carvajal.
Turma 2018
38.Defesa em junho de 2022. Ana Carolina da Silva Santos. Produção de livro com sugestões de oficinas pedagógicas para adolescentes e o abuso de álcool em ensino de biologia. Orientador: Fabio de Almeida Mendes. Coorientadora: Cássia Mônica Sakuragui.
39.Defesa em junho de 2022. Katia Rodrigues Pereira. Desafios no ensino de biologia para alunos jovens e adultos: uma proposta de sequência didática sobre membrana celular. Orientador: Fábio de Almeida Mendes.
40.Defesa em junho de 2022. Paulo Marcelo Bianque. Sobrevivência nos biomas – um jogo no qual a biologia interage com as dimensões do lúdico, do conhecimento e da criatividade. Orientadora: Eliana Schwartz Tavares.
41.Defesa em agosto de 2021. Raphael Eduardo Lima da Conceição. Biogeoquímica na ciclagem de ideias: da prática ao ensino. Orientador: Rodrigo Ornellas Meire.
42.Defesa em março de 2021. Alyne Rabelo Vieira Fernandes Borges. Ecologia no ensino médio: uma proposta de sequência didática com atividades lúdicas e investigativas. Orientador: Rodrigo Ornellas Meire. Coorientadora: Mabel Ludka de Faria.
43.Defesa em abril de 2021. Roberto Spritzer. Oficinas de aprendizagem utilizando aquário. Uma proposta multidisciplinar e investigativa no ensino de biologia na rede CEJA de ensino. Orientadora: Eliana Schwartz Tavares. Co-orientadora: Raquel Fernandes Monteiro.
44.Defesa em março de 2021. Alyne Rebelo Vieira Fernandes Borges. Ecologia no ensino médio: uma proposta de sequência didática com atividades lúdicas e investigativas. Orientador: Rodrigo Ornellas Meire. Coorientadora: Mabel Ludka de Faria.
45.Defesa em dezembro de 2020. Rafael Soares Loja. Desenvolvimento de um guia utilizando um novo protocolo de DNA de morango para aulas práticas de biotecnologia no ensino médio, com enfoque para a abordagem do tema em livros didáticos de biologia. Orientador: Rodrigo Soares de Moura Neto.
46.Defesa em dezembro de 2020. João Luís Landeiro Pereira. A Hipertensão Arterial Sistêmica como temática para aulas de cunho investigativo no ensino de biologia em um Colégio Estadual em Santa Cruz (RJ). Orientadora: Helena Maria Marcolla Araújo.
47.Defesa em dezembro de 2020. Maria de Fátima Alexandre Gomes. Conectando fisiologia do corpo às relações socioambientais no ensino de biologia. Orientadora: Cássia Mônica Sakuragui. Coorientador: André Luiz Jeovanio Silva.
48.Defesa em dezembro de 2020. Vinicius Scaramussa Malacarne. Você Detetive e a Biologia Forense no Ensino Investigativo. Orientadora: Claudia Augusta de Moraes Russo.
49.Defesa em novembro de 2020. Katia Roriz Pereira. Aquecimento global: uma proposta de sequência didática para compreensão e ação. Orientadora: Margarete de Macedo Monteiro.
50.Defesa em novembro de 2020. Marion Cony Carlos. Sequência didática investigativa para o ensino de biologia: “Corpo Humano – A máquina impulsionada pelos músculos”. Orientadora: Cassia Mônica Sakuragui.
51.Defesa em novembro de 2020. Sabrina Dayani Gomes da Silva. Guia didático – aprendendo sobre vacinas através de vídeo-aulas feitas por alunos e para alunos. Orientadora: Sandra Konig.
52.Defesa em outubro de 2020. Adeilson Batista Lins. O jogo proprietário no ensino e aprendizagem por investigação: construindo os conceitos biológicos de resistência, mutação e quimiotaxia, através do universo lúdico de uma sequência didática. Orientadora: Katia Carneiro de Paula.
53.Defesa em outubro de 2020. Alda Cristiane Bouças Gonçalves. Jogo da vacinação: uma estratégia para a motivação. Orientador: Herbert Leonel de Matos Guedes. Coorientadora: Suzana Passos Chaves.
54.Defesa em outubro de 2020. Alison Silva da Cruz. Desenvolvimento de modelos tridimensionais de divisão celular como ferramenta educacional no ensino de Biologia. Orientadora: Jennifer Lowe. Coorientadora: Aline Cordeiro Fernandes Ladeira.
55.Defesa em outubro de 2020. Ana Maria de Freitas. Guia prático para elaboração de aulas de campo com aplicação do ciclo de indagação. Orientador: Rodrigo Ornellas Meire. Coorientadora: Luciana de Andrade Agostinho.
56.Defesa em outubro de 2020. Carla Andréa Benício Rocha. Modelo didático e atividades práticas: ferramentas metodológicas para ensino sobre dinâmica da membrana plasmática. Orientadora: Marcia Attias.
57.Defesa em outubro de 2020. Cinara Rodrigues de Almeida. Juventude e participação: construindo oficinas sobre gênero e sexualidade na escola. Orientadora: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima.
58.Defesa em outubro de 2020. Diego da Silva Santos. O uso do teatro como ferramenta pedagógica investigativa para o ensino em biologia no contexto da dengue no município de Linhares – ES. Orientadora: Rossiane Claudia Vommaro. Coorientadora: Susana Frases Carvajal.
59.Defesa em outubro de 2020. Edilvo Lira Medeiros. Jogo da digestão: uma nova estratégia no ensino da fisiologia do sistema digestório humano. Orientadora: Jennifer Lowe.
60.Defesa em outubro de 2020. Fernando do Carmo Alves. Sequência didática para a construção de um jogo educativo sobre as infecções sexualmente transmissíveis. Orientadora: Carolina Alvares da Cunha de Azeredo Braga. Coorientadora: Aline Cordeiro Fernandes Ladeira.
61.Defesa em outubro de 2020. Françoise Nadir Poeys Albuquerque. Sequência didática para o ensino de taxonomia, filogenia e evolução: facilitadores da aprendizagem. Orientador: Nelson Ferreira Junior.
62.Defesa em outubro de 2020. Laline Rodrigues de Araújo Teixeira. A implantação de um clube de ciências como ferramenta de educação científica em uma escola da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Orientadora: Glaecir Roseni Mundstock Dias.
63.Defesa em outubro de 2020. Mauro Sergio dos Santos. Trilha Darwiniana – uma proposta de uso do jogo no ensino de biologia. Orientadora: Deia Maria Ferreira dos Santos.
64.Defesa em outubro de 2020. Myrian de Barros Pinto. Atividades práticas investigativas em ambientes formais e informais no ensino de biologia. Orientadora: Jennifer Lowe.
65.Defesa em outubro de 2020. Quézia Fernandes Muricy. Oficinas Pedagógicas: Uma proposta de valorização e promoção da saúde no ambiente escolar. Orientadora: Fabiana Avila Carneiro.
66.Defesa em outubro de 2020. Renata Moreira da Silva. O protagonismo juvenil na construção de jogos didáticos para a promoção da educação ambiental na escola: uma sequência didática. Orientadora: Gisela Mandali de Figueiredo Coorientadora: Juliana Marsico Correia da Silva.
67.Defesa em outubro de 2020. Sabrina dos Santos Silva Castor. Elaboração de Cartilha para orientação educacional de adolescentes entre 13 e 19 anos sobre ISTs com ênfase no HIV versus Gestação. Orientadora: Eliane de Oliveira Ferreira.
68.Defesa em outubro de 2020. Saullo Mendes Müller. Estudo dirigido sobre origem do sexo e da anisogamia. Orientador: Filipe Cavalcanti da Silva Porto.
69.Defesa em outubro de 2020. Silvane Tavares Ferreira Vechi. Educação e gestão ambiental na Baía de Guanabara: uma proposta educativa no ensino de biologia. Orientadora: Laísa Maria Freire dos Santos.
70.Defesa em outubro de 2020. Valquíria Marçal e Silva. O Programa Fomento Florestal de Eucalipto e suas possibilidades para uma discussão e visão crítica sobre educação ambiental e sustentabilidade para estudantes do Ensino Médio. Orientadora: Eliana Schwartz Tavares. Coorientadora: Cássia Mônica Sakuragui.
71.Defesa em outubro de 2020. Vanesa da Paz Reis da Silva. Desenvolvimento de uma sequência didática investigativa apoiada pelo uso da tecnologia da informação e comunicação para ensino da fotossíntese no ensino médio. Orientadora: Andrea Thompson da Poian.
72.Defesa em outubro de 2020. Vera Lucia de Deus Pereira Serrão. Ciência, uma magia que funciona: explorando as possibilidades da sequência didática para a produção de vídeo. Orientador: Celso Barbosa de Sant’Anna Filho.
73.Defesa em outubro de 2020. Virgínia Dias Barbé da Costa. ReConstruindo a árvore da vida: a zoologia dos vertebrados sob uma perspectiva evolutiva. Orientador: Daniel Fernandes da Silva. Coorientadora: Cássia Mônica Sakuragui.
74.Defesa em julho de 2020. Julio Fabio Rosa Pillar. Construção de um jogo de tabuleiro para contextualização do sistema imunológico. Orientador: Wagner Seixas da Silva.
75.Defesa em julho de 2020. Luana Lima de Oliveira. Avaliação do conceito de biomas brasileiros nos livros didáticos de Biologia e o desenvolvimento de um jogo investigativo das principais adaptações das espécies vegetais. Orientadora: Bianca Ortiz.
Turma 2017
76.Defesa em novembro de 2019. Ingrid de Souza Ribeiro Santos. Construção de um caderno pedagógico com propostas de atividades investigativas sobre o sistema digestório. Orientadora: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima.
77.Defesa em outubro de 2019. Verônica Máximo Teixeira. Guia ilustrado de botânica: proposta de aula investigativa para morfologia de angiospermas. Orientadora: Bianca Ortiz da Silva. Coorientadora: Nicia Eloisa da Gama Junqueira.
78.Defesa em setembro de 2019. Filipi Magalhães da Silva. Uma proposta de abordagem do tema mudanças climáticas para professores de biologia. Orientadora: Sonia Vasconcelos. Coorientadora: Christiane Coelho Santos.
79.Defesa em agosto de 2019. Alexandre de Souza Aires. O jogo à luz da evolução: uma estratégia para o ensino de evolução nas escolas. Orientadora: Claudia Augusta de Moraes Russo.
80.Defesa em agosto de 2019. Carolina Silva de Souza. Elaboração de modelos de células especializadas e sugestões de como utilizá-los na Educação de Jovens e Adultos. Orientadora: Narcisa Leal da Cunha e Silva.
81.Defesa em agosto de 2019. Eduardo da Costa Alves Aleixo. Desenvolvimento de cartilha didática para o ensino de protozoonoses na educação básica. Orientadora: Danielle Pereira Cavalcanti.
82.Defesa em agosto de 2019. José Alexandre da Rocha Francisco. DNA em ação: Desenvolvimento e Implementação de Sequências Didáticas Investigativas Digitais voltadas para o Ensino de Genética. Orientadora: Taís Rabetti Giannella.
83.Defesa em agosto de 2019. Rosemery Dias Pereira de Mesquita. Uma proposta de sequência didática investigativa sobre lixo urbano e os impactos à saúde e ao meio ambiente. Orientadora: Carolina Alvares da Cunha de Azeredo Braga.
84.Defesa em agosto de 2019. Sandro Roberto Araújo Oitaven. Ensino de Biologia na Perspectiva da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância: Integração Curricular do Projeto “Mandala Agroecológica” no CEFFA CEA Rei Alberto I – Nova Friburgo/RJ. Orientadora: Maria Margarida Gomes.
85.Defesa em julho de 2019. Adriana Cristina Cabral da Silva Texeira. Catálogo para utilização de textos de divulgação científica no ensino de botânica. Orientador: Thiago Ranniery Moreira de Oliveira. Coorientadora: Cássia Mônica Sakuragui.
86.Defesa em julho de 2019. Alessandro Wanderley Guanabara. A espessura do vivo, pensando o conceito de vida no currículo de biologia. Orientadora: Márcia Serra Ferreira.
88.Defesa em julho de 2019. Ana Carolina Vieira de Miranda. Confecção de um livro-jogo como estratégia de ensino de evolução biológica. Orientadora: Carolina Moreira Voloch. Coorientadora: Claudia Augusta de Moraes Russo.
89.Defesa em julho de 2019. Andreia Nunes Costa Ciarlini. Lugares da memória, lugares da natureza, explorando relações entre educação ambiental e ensino de biologia a partir da produção de narrativas. Orientador: Thiago Ranniery Moreira de Oliveira.
90.Defesa em julho de 2019. Cintia dos Santos. Jogos de cartas da divisão celular como proposta didática para o aprendizado dos processos de mitose e meiose no ensino médio. Orientadora: Ana Lucia Moraes Gianinni.
91.Defesa em julho de 2019. Claudia Santos de Oliveira. Experiências sobre Aulas de Iniciação Científica no Programa Ensino Médio Inovador: Conceitos, Percepções dos Participantes e Percursos de Ensino-Aprendizagem. Orientadora: Miriam Struchiner.
92.Defesa em julho de 2019. Daniel de Souza Santos Candido. A abordagem freireana e o ensino por investigação: a construção de roteiros didáticos para o ensino de biologia no CEJA Itaboraí. Orientadora: Maria Margarida Pereira de Lima Gomes.
93.Defesa em julho de 2019. Daniela Beatriz do Carmo Santos Bahia. Como levar o verde para uma escola árida? Guia de Práticas de Botânica. Orientadora: Rosana Conrado Lopes.
94.Defesa em julho de 2019. Eduardo Rampasso de Carvalho. Construção de um jogo de tabuleiro como estratégia de ensino de infecções sexualmente transmissíveis. Orientadora: Susana Frases Carvajal. Coorientadora: Rossiane Claudia Vommaro.
95.Defesa em julho de 2019. Izabela Gomes Schelb. A utilização de oficinas botânicas como estratégia didático-pedagógica no desenvolvimento dos conceitos de biologia vegetal para o Ensino Médio. Orientadora: Rosana Conrado Lopes.
96.Defesa em julho de 2019. Jefferson Lima da Silva. Desenvolvimento de revistas didáticas como estratégia lúdica para o ensino da morfofisiologia do sistema endócrino. Orientadora: Glaecir Roseni Mundstock Dias. Coorientador: Leandro Miranda Alves.
97.Defesa em julho de 2019. João Henrique Leite Mendes. Estratégias de Sensibilização para o ensino de Botânica no ensino médio. Orientador: Silas Pessini Rodrigues.
98.Defesa em julho de 2019. Juliana Lepsch Bull Massi Leão. Uso de Insetos como Ferramenta para a Metodologia Investigativa no Ensino de Conteúdos de Biologia no Ensino Médio. Orientadora: Margarete de Macedo Monteiro.
99.Defesa em julho de 2019. Leonardo Lima dos Santos. O jardim itinerante como instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem de Botânica no Ensino Médio. Orientadora: Eliana Schwartz Tavares. Coorientadora: Nina Cláudia Barboza da Silva.
100.Defesa em julho de 2019. Lívia dos Santos Andrade Albuquerque. Produção de cartilha sobre infecções sexualmente transmissíveis de forma colaborativa com alunos do ensino médio. Orientador: Fabio de Almeida Mendes.
101.Defesa em julho de 2019. Luiz Fernando Duarte de Figueiredo. Os filmes de ficção científica como ferramenta pedagógica para o ensino de biologia e suas possibilidades de aplicação. Orientador: Fabio de Almeida Mendes.
102.Defesa em julho de 2019. Marcelo do Nascimento Salvador. Projeto integrador saúde-educação: experiências pedagógicas e fundamentos da saúde oral na educação básica. Orientadora: Eliane de Oliveira Ferreira.
103.Defesa em julho de 2019. Maria Angélica Muniz Gomes. Abordagem investigativa da digestão e alimentação com estudantes do Ensino Médio. Orientadora: Carolina Alvares da Cunha de Azeredo Braga.
104.Defesa em julho de 2019. Natan Teixeira Tuler. Desenvolvimento de um jogo investigativo sobre evolução do cérebro humano no Ensino Médio. Orientador: Filipe Cavalcanti da Silva-Porto. Coorientador: Maurício Roberto Motta Pinto da Luz.
105.Defesa em julho de 2019. Ramon de Souza Lima. Desenvolvimento de material didático virtual em prevenção e controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para os alunos do ensino médio. Orientadora: Susana Frasés Carvajal. Coorientadora: Rossiane Claudia Vommaro.
106.Defesa em julho de 2019. Rosane Costa Santos. Ensino de botânica: elaboração de um caderno de atividades práticas para o ensino-aprendizagem de botânica para professores e alunos do ensino médio. Orientadora: Fernanda Reinert Thomé Macrae. Coorientadora: Nicia Eloisa da Gama Junqueira.
107.Defesa em julho de 2019. Rosemary de Castilho Pickler. Espaços não convencionais de aprendizagem: uma visão além da beleza cênica através da rede social Instagram. Orientador: João Paulo Machado Torres. Coorientadora: Cassia Mônica Sakuragui.
108.Defesa em julho de 2019. Tatiana da Hora Carreiro. Construção de um modelo didático tridimensional para o ensino dos sistemas respiratório e cardiovascular em Vertebrados: uma proposta de estudo de anatomia comparada voltada para o ensino médio. Orientador: Daniel Fernandes da Silva.
109.Defesa em julho de 2019. Thiago Júdice dos Santos Silva. O Rap como estratégia metodológica no ensino de Biologia. Orientadora: Cássia Mônica Sakuragui.
110.Defesa em julho de 2019. Thyago Santos de Vasconcelos. Um jogo didático sobre educação nutricional/metabolismo energético e sua aplicação para alunos do terceiro ano de ensino médio. Orientadora: Andrea Thompson Da Poian.
111.Defesa em julho de 2019. Verônica Siqueira de Lima. Guia de atividades práticas curriculares no parque natural municipal da Taquara. Orientadora: Gisela Mandali de Figueiredo.
112.Defesa em julho de 2019. Viviane Duarte Silva. Análise comparativa sobre aula teórica e jogo didático para o ensino sobre a diversidade da vida. Orientadora: Eliane de Oliveira Ferreira.
113.Defesa em junho de 2019. Daniel de Assis Caldeira. O jogo como estratégia para facilitar o ensino de sistema digestório no ensino médio. Orientadora: Luisa Andrea Ketzer.